Release - Fórum Cultura + Diversidade debate modelos de inclusão no mercado de trabalho

Terceira edição do evento, que acontece de 17 a 18 de setembro, no Museu do Amanhã, trata pela primeira vez da inserção de refugiados
Empresas, entidades e especialistas de diversos setores estarão reunidos nos dias 17 e 18 de setembro para discutir mecanismos de inclusão e acesso ao mercado de trabalho da população que, embora demograficamente represente a maioria dos brasileiros, é chamada minoria, justamente pela dificuldade de inserção e oportunidades. Esta é a proposta do Fórum Cultura + Diversidade Rio 2019, que chega a sua terceira edição com o tema “Inclusão como fator de Inovação e Transformação”. Serão dois dias de debates e troca de experiências no Museu do Amanhã, com o objetivo principal de ampliar o nível de empregabilidade de negros, mulheres, pessoas com deficiência (PCD), LGBTI, refugiados e os chamados 50+.
Com entrada franca, o evento é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 5553/2013 – a Lei do ISS - e patrocínio do Centro Universitário IBMR. Diversas outras empresas estarão presentes aos debates e também como expositores, levando experiências de inclusão voltadas aos grupos que formam o público-alvo do evento. “Será uma importante oportunidade de troca para essas corporações, mas, sobretudo, será uma chance real de atualização e networking para profissionais e estudantes”, enfatiza José Carlos Vieira Junior, um dos organizadores do fórum.
A palestra de abertura será feita por Luana Génot, diretora executiva e fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial no mercado de trabalho, que vai falar sobre Diversidade como Fator Competitivo. Primeira colunista negra do Caderno Ela do jornal O Globo e autora do livro "Sim à Igualdade Racial - Raça e Mercado de Trabalho", Luana Génot é mestra em Relações Étnico-Raciais e parceira da rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation, além de co-líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil no Núcleo do Rio de Janeiro. Após a palestra, Luana Génot vai mediar o painel Novos comportamentos como fator de transformação das relações no futuro, que já tem participação confirmada do Instituto Nacional de Ensino de Surdos (Ines); Supermercados Mundial; Ministério Público Estadual, Senac e Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
O evento segue na quarta-feira (18) a partir das 10h, com o painel O país do futuro chegou ao presente: o desafio da empregabilidade sob novos parâmetros entre multigerações, com presença de Hub Diversidade, Maturijobs; Fesa/Croma; Superintendência do Programa de Geração Futuro da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e PUC RIO . A manhã termina com o painel Migrantes e Refugiados: Cidadãos do Mundo - Políticas de empregabilidade e adaptabilidade cultural, com participação da Defensoria Pública do estado; Furnas; Instituto Igarapé; Centro de Proteção a Refugiados e Imigrantes e Aldeias Infantis, com o lançamento do projeto Refugi Partners e Inclusão de Jovens.
À tarde, estão programados outros dois painéis. O primeiro começa às 14h e vai discutir A Corporação do Amanhã – Educação e cultura organizacional como fatores de transformação. Promundo; Sistema Eletrobrás; BR Distribuidora; IBMR, Comunidade Empodera e Hilton Hotels já confirmaram participação. O Fórum termina com o painel Diversidade Cultural, Hospitalidade e Economia Criativa: o desafio de ser um destino inclusivo, que vai reunir representantes da RioTur; Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, Parada Orgulho LGBT Rio, WAPPA e o Comitê de Fomento ao Futebol Feminino.
A quem se destina
O Fórum Cultura + Diversidade se destina a profissionais de recursos humanos, marketing, e líderes de empresas interessados em trocar experiências e adquirir conhecimento, além das empresas em busca de talentos. Gestores de entidades públicas e privadas, capacitadores e lideranças no campo do mercado de trabalho ligadas às questões de pró-equidade e o empoderamento nas diversas formas da diversidade também são aguardados, bem como estudantes de nível médio, técnico e superior. Além, é claro, de profissionais e novos talentos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site forummaisdiversidade.org, que tem mais informações sobre evento.


Fórum Cultura + Diversidade Rio 2019

Atendimento à Imprensa: Débora Soares
21.99448-7438
TOP